O Filme O Trailer O Diretor O Elenco Exibições Imprensa English



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Desculpe pelo transtorno: A História do Bar do Chico é um documentário que narra a história do Seo Chico, cujo pequeno e rústico bar à beira-mar, tornou-se o marco zero na batalha de uma comunidade que vem lutando para proteger os seus meios de subsistência, a sua cultura e como alguns ainda colocam, o bem-estar de toda a ilha.

Escondido na vasta praia do Campeche, na famosa ilha de Florianópolis, o Bar do Chico era quase invisível no Google Earth. Era uma pequena cabana, tranquila e simpática, frequentada pela comunidade e turistas. Além disso, era um lugar onde os líderes comunitários se reuniam para discutir o rumo do desenvolvimento da região.


Todd Southgate

A recente fama que a ilha adquiriu, passou a atrair milhares de novos moradores e Florianópolis começou a mudar. Especulação imobiliária, o desenvolvimento descontrolado e muitas vezes até ilegal e poderosos interesses políticos, passaram a ser cada vez mais problemáticos para as comunidades tradicionais.

Mesmo com essas pressões sobre a ilha, o Bar do Chico ainda emanava afabilidade e a esperança de que Florianópolis poderia suportar os ataques e que a ecologia e a cultura da ilha poderiam ser preservadas.

Outros viam o bar e aqueles que o frequentava, como empecilho para o progresso e para o lucro.


 

 


Assim começou a pequena guerra contra o bar do Chico.


É uma história que se estende por mais de um quarto de século e é simbólica no tocante a boa parte do que acontecesse em toda a ilha, em toda a nação do Brasil e em muitos outros lugares por todo o mundo que ainda possuem lugares de natureza intocada cada vez mais raros e procurados: ocupação, dominação e poder de um lado, comunidades, o meio ambiente e esperança, do outro.

Todd Southgate Todd Southgate   Todd Southgate
chico




cast
Director

release